domingo, 5 de setembro de 2010

Robôs dos Jetsons, parte II


Quem é um tantinho mais velho como nós passou a infância assistindo o desenho animado dos Jetsons. Era uma família que vivia no futuro e tinha robôs para ajudar no dia a dia. Ainda lembro que o nome dessa robô ai era a Rose. Quando começei a ler sobre o robô que varre e lava o chão, a primeira sensação foi de ser uma piada. A segunda foi de ser um protótipo futurista. A terceira foi de ser algo proibitivamente caro. A quarta foi: Ei! O futuro já chegou e eu quero um!
Falei para um amigo do trabalho como se fosse uma novidade espantosa e ele me disse: -Ahh!!! Eu já vi. Um amigo meu tem um. Depois, vi no blog de outro colega de trabalho que eles tinham comprado. -Funciona mesmo? -Sim! Limpa de verdade.
Para quem tem piso de carpete ou muitos tapetes, boas notícias. A brincadeira começa em apenas 150$ comprado no Canadian Tire. É o modelo que só aspira, mas aspira bem, chamado Roomba. Para quem tem piso de madeira, cerâmica ou outros, acho mais interessante a linha da qual compramos o nosso, que se chama Scooba. Esse, de uma só passada, aspira o pó, lava, escova e aspira a água suja para um reservatório separado. E ele fica zanzando pelo compartimento de forma que passa várias vezes pelos mesmos lugares. Ele passa inclusive por baixo de sofás e outros móveis que tenham ao menos 9cm de altura. Ele tem 3 comportamentos que se alternam para cobrir a área toda: Espiral, seguir contorno e cruzar a sala. Essa linha começa pelo nosso modelo que custou 340$ com impostos e frete pela www.amazon.ca. Chegou em menos de uma semana.
Se vale a pena? Sim! Olhem a cor da água suja que ele guarda. A ideia de despejar na banheira foi boa para a foto, mas me custou ter que lavá-la depois. Eca!! Tudo por vocês, caros (nos dois sentidos) leitores!

O chão de madeira daqui ficou limpinho.É bem verdade que temos que enxaguar o tanque de água suja, lavar o pequenino filtro de nylon do aspirador, uma pecinha de borracha e a escova. Mas nada que 5 minutos não resolvam. Ele vem com um líquido desinfetante cheiroso que só dura umas 10 aplicações, mas podemos usar também vinagre branco ou mesmo só água. O manual recomenda deixá-lo sempre ligado na tomada enquanto não trabalha (claro!) para que a bateria dure mais. O chão ainda fica um pouco molhado, mas seca logo.
No nosso caso, o apartamento deve ter uns 110 metros quadrados e os nossos comedorezinhos de rapadura sujam pra caramba. Limpeza uma vez por semana tanto cansa, quanto gasta tempo, quanto não é suficiente. Com o super tampinha 3000, podemos limpar o chão do apartamento quase todo duas vezes por semana, e ainda de uma forma bem eficiente. Quando saio de casa, deixo-o trabalhando e quando voltamos está terminado. Às segunda-feiras ele limpa a sala de estar e a de jantar, terças-feiras os 11 metros de corredores em formato de T, quartas-feiras a cozinha, quintas-feiras as salas novamente, sextas-feiras os corredores novamente, sábados os quartos e domingo a cozinha novamente. Para os quartos, paramos no meio do seu ciclo de 45 minutos e o levamos para o outro quarto. Ele vem com uma barreira virtual infravermelha para limitar a área, mas fechar as portas tem sido suficiente.
Tipicamente canadense: máquinas mais baratas trabalhando para evitar o trabalho humano mais caro, que é melhor aproveitado em outras tarefas mais nobres. Já havia dito que a vida aqui sem empregada não é o fim do mundo, nem ficamos escravos do lar porque a vida aqui é mais prática. E agora então, está ainda mais prática, graças aos robôs dos Jetsons!
Bip, bip! -Xi!! E agora? Qual máquina apitou e para dizer o que?!?!





7 comentários:

  1. Minha cunhada tem um desses e acha o máximo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ummmm!!!
    Ia ser muuuuuuito bom se eu tivesse um desse aqui casa, vc não faz idéia... Eu saio todo dia as 6h30 e volto chez nous próximo das 21 horas alguns dias e outros 22h30, então a bagunça fica toda me esperando no sabadão, ninguém merece! rs

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa o Roomba foi devolvido. Não gostamos do serviço do bichinho.
    Compramos um aspirador normal e agora voltamos a usar o Cacároomba de novo.

    ResponderExcluir
  4. Cara, que fantástico. Estou pensando em imigrar e uma das coisas que mais me dá medo é o serviço doméstico.
    Adorei esse robôzinho aí... certamente ele vai me ajudar muito.
    Abs,
    Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Se tivesse me falado eu tinha dado um pra voce la em Fortaleza ainda. Nao seria um Scooba, mas um Roomba que ficou parado la ate jogarmos fora (ou nao lembro se ficou encostado na casa da minha sogra). Nos acabamos fazendo tudo no manual mesmo, o bichinho era bom onde ele passava, mas se voce tem muitos moveis ele acaba nao passando direito e fica sujo nos cantos e pes da mobilia. Enfim, gostava mais de ver a interacao dele com meu gato que do resultado do servico propriamente dito! hehehe

    ResponderExcluir
  6. César, Pat e Otto: Vou ver a opinião de quem não aprovou para tentar equilibrar.
    KK e Cage: Vou ver com vocês quais são os pontos negativos que vocês viram no modelo e uso de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alexei, estou pesquisando uns modelos de robôs para limparmos nosso apê e me bateu uma dúvida... Esse robozinho é redondo, então como vocês fazem com os cantos dos cômodos? Outra coisa, vocês acham que ele é eficaz também na cozinha onde pode ter mais gordura?
    Obrigada pelas informações...

    Abraço e boa semana para vocês!
    Pati
    patitando arroba gmail ponto com

    ResponderExcluir