domingo, 5 de setembro de 2010

Defeito na chave comutadora de estações


Só pode ter algum defeito na chave comutadora de estações de São Pedro. Um mal contato, sei lá! Quando chega perto de mudar de estação ou depois dessa, sempre dá uma variada maluca no clima. Estava fazendo uma faixa de temperatura muito agradável, de 13 a 23˚ e eu estava adorando. Mas para o meu desespero (exagerado!), tivemos outra canicule/onda de calor. Ainda bem que o condicionador de ar (esse é o nome certo! Ar condicionado é o que sai dele, viu?) ainda está instalado na janela. Imaginem subir um kilômetro e meio de ladeira de bicicleta no sol quente com sensação térmica de 40˚! (Nota do editor: E porque você não vai trabalhar de ônibus?) Bem, eh...bom... acho que é porque sou mazoquista mesmo!
Mas curiosamente, mesmo fazendo os mesmos 40˚ de sensação térmica, não achei essa canicule tão quente quanto a outra. Vai ver o pico foi igual, mas a média não.E durou acho que um pouco menos que uma semana, enquanto a outra teve mais alguns dias.
Outra loucura foi a visita do Earl por essas bandas. O que?! Você não conhece o Earl?! Foi um ouragan/hurricane/furacão que começou lá pelos Estados Unidos e veio enfraquecendo e varrendo a costa leste até aqui. Quando digo aqui, estou falando de Nouvelle-Écosse/Nova Scotia (nota do tradutor: Porque em inglês se usa "nova" do latin e em francês não?), Nouveau-Brunswick/New Brunswick e afins. Deu ventos de 135Km/h e muita chuva. Mesmo ficando a uns 1000Km de distância de carro daqui para Halifax, respingou aqui. Choveu um pouco de manhã. À tarde, passei umas duas horas no parque para gastar as pilhas da molecada e estava fazendo uns 18 graus, mas tinha rajadas de vento de uns 55Km/h e o céu ficava com um cinza bem escuro. A sensação era de estar bem mais frio. Muitas folhas secas do parque chegaram a subir alto, fazendo um efeito interessante.
E por falar em folhas secas, para o meu espanto a queda das folhas começaram por volta do dia 20 de agosto, que é mais ou menos um mês antes do outono. Ainda estamos no dia 5 e as árvores já têm tons amarelados, alaranjados, avermelhados, aroxeados e amarronzados (essa última palavra eu não sei se existe, mas vai assim mesmo), e tem muita folha seca no chão. Um amigo meu disse que varia muito e tem a ver com mais com o sol que com a temperatura. Agora o sol está se pondo às 19h20.
Amigos meus dizem que o outono é a mais linda das estações. Estou na espectativa. Vai ser uma estação com muitas fotos e espero que sem mais surpresas "calorosas" de verão, né, São Pedro?

4 comentários:

  1. Dia desses deu uma louca geral no mesmo dia aqui na minha região. De manhã um friozinho, botei um agasalho. Passou um pouco e o sol veio de rachar, tirei o agasalho, passou mais um pouco frio e chuva e dá-lhe agasalho de novo. Brincadeira.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Tô começando a achar que isso não é defeito não. Me parece mais uma das características das terras geladas.

    ResponderExcluir
  3. Eu, como não sou entusiasta de calor, concordo com seus colegas, outono definitivamente é a estação mais bonita. Especialmente porque, diferentemente da primavera, as variações de cores da vegetação é mais sutil, dando um efeito visual muito interessante. Sem contar que desperta os outros sentidos, com aromas diferentes, os sons das folhas secas... espero que aí seja como na Europa, onde a limpeza urbana remove a sujeira, mas deixa as folhas lá no chão, formando um carpete nas ruas. Faz parte da decoração! É divertido caminhar ouvindo o chuá-chuás das folhas se espalhando embaixo dos nossos pés. =)

    ResponderExcluir
  4. Ah, saudade de vocês e dos comedorezinhos de rapadura! Depois que colocaram tv a cabo aqui com o Discovery Kids, lembro dos meninos todos os dias. Esse canal é mais útil do que uma babá. O neném da cuidadora do papai já está aprendendo inglês e fica quietinho o dia inteiro!

    ResponderExcluir